Going to Florida… with a happy heart!

Burocracia parte 1: o passaporte

Posted on: junho 18, 2010

Bom, eu sei que em diversos blogs eles explicam como é o processo de solicitação do passaporte. Aqui procurarei só reforçar uns pontos:

1) em São Paulo é MUITO demorado para agendar entrevista (tá uma média de 40 dias de espera). Por esse motivo, recomenda-se que sua solicitação seja feita em até, no máximo, 3 meses antes da viagem.

2) quando você agendar um horário, é só para garantir que você realmente será atendido naquele dia. Quando fui socilitar o meu, tinha marcado a entrevista para 10h30 e só foram falar comigo era mais de 12h. Motivo? O sistema deles é muito lerdo e teve uma hora que deu pau😀 Aí já viu né…

3) sim, você pode ir para um DPF (departamento da polícia federal) sem agendar horário, que eles vão tentar te encaixar na fila. Mas é extremamente arriscado.

4) leve todos os documentos que eles pedem. Todos. Eu tenho mania de deixar tudo pra última hora e no dia esqueci de levar o CPF. Achei que não fosse rolar mas por pura SORTE não me pediram o CPF. Não faça como eu, separe tudo, guarde numa pastinha e vá sem medo.

5) http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte
Nesse site tem todo o passo-a-passo pra você solicitar o seu! Mas basicamente você pagará a GRU, que nada mais é que a taxa pra que você possa fazer o seu passaporte. Somente depois de pagar a GRU que você estará apto a agendar entrevista. Depois que você for até o DPF mais perto de você ser entrevistado, receberá um e-mail avisando que o passaporte ficou pronto! Em SP, demora em média 3 dias! Rápido assim🙂 Aí é só ir lá retirar. A GRU custa horrendos R$156,00, e o documento é válido por 5 anos.

6) quem for menor de idade, piquerrucho e afins, tem que ir com os pais lá! Pede pro papai ou mamãe avisar no trampo que vão chegar mais tarde nesse dia. Senão, no disney for you.

7) você pode pedir pra alguém ir retirar pra você depois, mas é muito trampo. Dá mais trampo assinar uma autorização certificada em cartório de que você autoriza a retirada do documento por terceiros, do que ir lá buscar.

Próximo post eu falo sobre a maior dor de cabeça ever: o visto norte-americano. Eu tenho arrepios de lembrar como eu passei nervoso naquele consulado…

Até lá!

1 Response to "Burocracia parte 1: o passaporte"

[…] passaporte e visto em mãos, pesquisamos as companhias aéreas e decidimos ir de Avianca (ótima). Em seguida, […]

Deixe uma resposta

Felizes!

As happy as we could ever be

As happy as we could ever be

Categorias

Twitter da Dani

  • @Petiscos pergunta que gera polêmica pro Peitit Comitê: Julia, na sua casa teria babá? E se tivesse, ela usaria branco? 9 months ago
  • @Petiscos 2) pode dar uma dica de mãe de filha que mora longe para uma filha que está morando em outro país? 9 months ago
